1676: 16 de Novembro

Criada pela bula do Papa Inocêncio XI, sem sé própria, com igrejas emprestadas. 1º: Igrejinha do Morro do Castelo (derrubada em 1922)

1734:
Transferida à Igreja Santa Cruz dos Militares.
1737:
Transferida para a igreja Nossa Sra do Rosário e São Benedito dos homens pretos.
1808:
Dom João VI fez da igreja Nossa Senhora do Carmo sua Capela Real.

1964: Pedra fundamental no 2º de janeiro.
1972: Primeira Missa celebrada na Catedral (Natal).
1976: Tricentenário da Arquidiocese, o Cardeal D. Eugenio de Araújo sagrou -se o seu altar-mor.
1979: 15 de agosto, Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal, o Cardeal fez a solene          Dedicação do Novo Templo, considerado o marco da sua inauguração.
1980: 2 de julho. O Papa João Paulo II presidiu cerimônia com os bispos do CELAM.
1985: 7 de julho, Inauguração do Campanário. Falta ainda o primeiro sino (ainda está sendo         confeccionado) e pesará seis toneladas.
1997: 4 de outubro. O Papa presidiu Missa concelebrada por mais de 500 bispos de todo o mundo e por mais de 1000 padres; 5000 pessoas assistiram e milhões por televisão o " II Encontro Mundial do Papa com as Famílias"






O arquiteto EDGAR de OLIVERA da FONSECA é o autor do projeto.
NILSON SOTO MAIOR foi engenheiro construtor.
Sua aparência foi inspirada nas pirâmides Maias (Cone Truncado).
O projeto do interior é do padre PAULO LACHEN MAIER.
Esculturas e Painéis são de HUMBERTO COZZI.
JAIME CÁMARA idealizou a Catedral, (ia-se construir em 1953 NO Flamengo).
MAZEREDO, a escultora Marli Crespo Azeredo realizou a Via Sacra, a Chama eterna e várias outras peças.





Medidas da Catedral

Altura externa: 75 metros
Altura interna: 64 metros.
Diâmetro externo: 106 m de diâmetro
Diâmetro interno: 96 metros.
Capacidade: A mais difundida é de 20.000 pessoas em pé, mas outras versões falam de 5000 pessoas sentadas e 8000 pessoas de pé.

TORRE SINEIRA

Inaugurada em 1985, a torre conta com seis círculos, mas só nos dois últimos se encontram 2 sinos por circulo. Cada sino corresponde a uma nota musical, faltando só o primeiro. Os banheiros estão embaixo do Campanário.







Teto: Cruz Grega dentro de um círculo, de 30 metros de diâmetro.
Nos triângulos da cruz do telhado existem 12 apartamentos, ainda não habilitados pela altura (12 andares pela escada).



Cada vitral tem 65 metros de altura e 17,90 de largura na base e de 9,80 metros na parte de cima.

Feito de placas de vidro de 3 polegadas de espessura, fabricado em São Paulo e assinados por Lorenz Hailmair.

Igreja Una - VERDE = Representada pelo Bom Pastor: "Um só Rebanho e um só Pastor". Vêem-se no vitral a Bíblia, a Mitra dos Bispos, a Tiara do Papa e o Cálice com a Hóstia Consagrada.
Igreja Santa -VERMELHO =
São José e Nossa Senhora entre outros santos. Vermelho simboliza a cor do Espírito Santo.
Igreja Católica - AZUL =
Universalidade nas diversas raças (branca, vermelha, negra e amarela), e o símbolo dos 4 evangelistas, o Leão, São Marcos, o Touro, São Lucas, o Jovem, São Mateus, a Águia, São João, e o globo terrestre encimado com a cruz.
Igreja Apostólica-AMARELO =
São Pedro com as Chaves e abaixo dois personagens simbolizando os sucessores de Pedro, o papa, e dos demais apóstolos, o Bispo. Acima a Cruz onde morreu Cristo, da qual pende o lençol onde foi envolto seu corpo, em forma de "M" para lembrar a participação de Maria.



De Humberto Cozzo, mede 6 por 4 metros, construída com técnica mista, um material que não pesa muito e apresenta decoração com motivos gregos.

Mostra Jesus na cruz, tendo aos seus pés a Nossa Senhora e a São João Batista (o último com a águia).

Debaixo deles a romã: símbolo da VIDA










De Humberto Cozzo, em pedra granito, de 2,80 metros. São o Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e a padroeira do Cabido dos Cônegos.




Em mármore branco, com um painel que representa as Missões entre os povos indígenas nos séculos XVI e XVII segundo desenho do decorador da Catedral, o monge beneditino Irmão Paulo Lachenmayer.

A Capela do Santíssimo Sacramento, cm Sacrário e dois lampadários que o ladeiam, criados em bronze pelo artesão Nicola Zanotto.
As duas velas vermelhas sempre acesas marcam a presença de Cristo.








Nas paredes externas da Sacristia, há dois nichos, onde estão abrigadas duas obras do escultor, estátuas de Nossa Senhora e de São José, ambas segurando nos braços o Menino Jesus.


Cada uma tem um pequeno altar na sua frente.

A Pia Batismal foi arquitetada na forma circular, esculpida em granito e sua tampa metálica possui motivos simbólicos do sacramento do Batismo, em alto-relevo (Pomba - Árvore - Peixe - Cruz).


Perto dela pode se ver Carruagem antiga: só usado para Corpus Christi e para o dia de São Sebastião, assim como um confessionário antigo.





Feitos por Humberto Cozzo representando acontecimentos históricos
"Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro"
(ocorrida no 1º de março de 1565).

"Batalha das Canoas", que aconteceu no 9 de Junho de 1566, na qual São Sebastião teria ajudado os portugueses e seus aliados, os índios Tupis, a vencerem os franceses e aos índios Tamoios.
Segundo a tradição, foi a batalha numa reentrância, perto da Enseada de Botafogo onde, hoje, fica a Avenida Oswaldo Cruz.
De um lado, reduzido número de portugueses e alguns índios aliados, com não mais de quatro ou cinco canoas, e do lado inimigo 160 canoas com pelo menos 3 mil tamoios.
Mal a batalha começou, um barril de pólvora explodiu numa canoa portuguesa e uma índia tamoia gritou alertando para o fogo que, segundo ela, vinha sobre as embarcações de sua gente. E logo os tamoios se puseram em debandada.

"Translado das imagens de São Sebastião e outros santos da antiga igreja de São Sebastião" , instalada no Morro do Castelo, feito no dia 20 de janeiro de 1922, por causa do desmonte do morro.
O segundo quadro lembra a última procissão do Morro do Castelo, para a casa que os padres capuchinhos tinham perto da Praça Saens Peña, e que só nove anos depois se mudariam definitivamente para a rua Haddock Lobo, onde hoje se ergue a igreja de São Sebastião.
A cerimônia, realizada em 20 de janeiro de 1922, marcava o ápice das obras de desmonte daquele morro, que já tinha começado no ano anterior, para dar lugar à esplanada dos ministérios, a ser construída quando o Rio de Janeiro era ainda Capital do Brasil.
Nessa procissão, presidida pelo Cardeal Arcebispo D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti e acompanhada também pelo Arcebispo coadjutor D. Sebastião Leme da Silveira Cintra, foram conduzidas as cinzas do fundador da cidade, Estácio de Sá, uma relíquia do padroeiro (que fora introduzida com grande pompa em 1584) e o marco da fundação.

"Ato da benção da pedra fundamental" em 20 de janeiro de 1964, pelo Cardeal D. Jaime de Barros Câmara.
O escultor botou em destaque o Governador do então Estado da Guanabara (atual Município do Rio de Janeiro) Carlos Lacerda, o Cardeal Câmara e o seu secretário Monsenhor Ivo Calliari.




De Humberto Cozzo, entrada principal da Catedral, onde foram fixadas 48 placas de bronze, com imagens em alto-relevo. Têm por inspiração "a Fé" e seguem o esquema do "Credo do Povo de Deus" do papa Paulo VI, incluindo motivos dessa igreja em particular.


A porta mede 18 metros de comprimento e tem 5,65 metros de altura. Seu peso: oito toneladas.

Os temas seguintes fazem parte da continuação desta pesquisa.

  • A CHAMA SAGRADA
  • ESCULTURAS DE MAZEREDO
  • O MUSEU DE ARTE SACRA
  • IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO [antiga Sé]
  • CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
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Fazendo uma extensa pesquisa na Internet, buscando alguma Catedral similar a nossa, descobri, porém menor, a Catedral de Liverpool, na Inglaterra.
SE VOCÊS CONHECEM ALGUMA CATEDRAL SIMILAR, POR FAVOR, ENVIEM A DICA PARA SER PUBLICADA, FAREMOS UMA APRESENTAÇÃO EM NOSSOS DESDOBRAMENTOS.




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