Eliseu d’Angelo Visconti nasceu em Salerno, Itália, em 1866, vindo menino para o Brasil. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi discípulo de Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, José Maria de Medeiros e Victor Meirelles.

Venceu em 1892 o primeiro concurso da República para o prêmio de viagem ao estrangeiro, da Escola Nacional de Belas Artes, seguindo no ano seguinte para a França. Aprovado no processo de admissão da École Nationale et Speéciale des Beaux-Arts, abandona essa conservadora Escola ainda em 1894 e inscreve-se na École Guérin, onde foi aluno de Eugéne Grasset, considerado uma das mais destacadas expressões do Art Nouveau. Freqüenta também a Academia Julian, tendo como mestres Bouguereau e Ferrier. De temperamento inquieto e espírito aberto às inovações, Visconti mostra, em importantes trabalhos do período de sua formação na França, influências dos movimentos simbolista, impressionista e art-nouveau.

Realizou sua primeira exposição individual em 1901, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde, além das telas a óleo, expôs trabalhos de arte decorativa e de arte aplicada às indústrias, resultado de seu aprendizado com Grasset. Sua produção nesse campo situa-o como introdutor do art-noveau nas artes gráficas no Brasil. Desenhou selos, ex-libris, cerâmicas, tecidos, papéis de parede, cartazes e luminárias.



Aquela primeira exposição de Visconti, que teve boa acolhida apenas entre os críticos da época, seria em parte responsável pelo convite que lhe fez o Prefeito Pereira Passos para executar os trabalhos de decoração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizados em Paris. E, durante esses períodos de permanência na França, no início do século XX, Visconti assimila definitivamente as lições do impressionismo, incorporadas essencialmente às paisagens de Saint Hubert.

De volta ao Brasil, outra luminosidade e outras cores exerceriam influência sobre ele, levando-o a criar um impressionismo próprio, retratado em suas paisagens de Teresópolis, cheias de atmosfera luminosa e transparente, de radiosa vibração tropical. Para Mário Pedrosa, com as paisagens de Saint Hubert e de Teresópolis, Visconti é “o inaugurador da pintura brasileira, o seu marco divisório. Nasce uma nova paisagem na pintura do Brasil. Ninguém na pintura brasileira tratou com idêntica maestria esse tema perigoso da luz tropical”.


Trabalhador incansável e artista de vanguarda, Visconti produziu obra de valor universal, utilizando como instrumental, ao longo de suas diversas fases, técnicas e influências naturalistas, renascentistas, realistas, pontilhistas, impressionistas e neo-realistas. Falecido em 15 de outubro de 1944, sua atualidade permanece, retratada em obras com tal grau de versatilidade que, se o colocaram como o mais expressivo representante do impressionismo no Brasil e figura exponencial no surgimento da pintura moderna, revelam-no também como um pioneiro do design em nosso País.









SOBRE O PROJETO ELISEU VISCONTI

:: O Projeto Eliseu Visconti foi criado por Tobias Stourdzé Visconti, neto do artista, com o objetivo de preservar e divulgar a memória da vida e da obra do pintor Eliseu Visconti, além de responsabilizar-se pela guarda e organização de todo acervo documental sobre sua obra. Iniciado em 2005 com a construção do site oficial do pintor, passou a contar, a partir de janeiro de 2006, com a direção da Hólos - Consultores Associados, empresa de Christina Gabaglia Penna. Historiadora de arte, Christina trouxe para o Projeto Eliseu Visconti sua capacidade de realização e sua experiência de 26 anos dedicados ao Projeto Portinari, onde foi Diretora Técnica e responsável pela elaboração do catálogo “raisonné” do artista.

:: Teve início, em fevereiro de 2009, a completa restauração das pinturas do “foyer” do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, executadas por Eliseu Visconti em Paris, entre 1913 e 1915. Consideradas por diversos críticos de arte como a obra prima da pintura decorativista no Brasil, as pinturas do “foyer” foram bastante danificadas, atingidas pelas infiltrações na cúpula do Theatro. Antiga reivindicação do Projeto Eliseu Visconti, a restauração dos painéis de Visconti foi incluída nas obras de recuperação do Theatro, no ano de seu centenário, pela Presidente da Fundação, Carla Camurati. Com a coordenação da Holos Consultores Associados, os trabalhos são realizados pelas equipes do Professor Domingo Tellechea e de Maria Cristina da Silva Graça. As demais pinturas de Eliseu Visconti no Theatro - pano de boca, plafond e friso sobre o proscênio - também são objeto de reparos e limpeza, trabalhos executados pela equipe de Humberto Farias de Carvalho. Todos os trabalhos de restauro contam com a consultoria dos Professores Cláudio Valério Teixeira e Edson Motta Júnior.

:: Encontrado por acaso o friso sobre o proscênio primitivo, pintado em Paris por Eliseu Visconti, em 1907. No dia 3 de julho, o eletricista Alexandre Alves, integrante da equipe que executa a reforma do Theatro Municipal para a festa do seu centenário fez a surpreendente descoberta. Preservado e escondido há mais de setenta anos, os historiadores acreditavam que a pintura teria sido destruída ao ser substituída por Eliseu Visconti em 1936 .

:: Primeiro evento do Projeto Eliseu Visconti, a Exposição “Eliseu Visconti – Arte e Design”, após ser apresentada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2007, esteve aberta ao público de 4 de outubro a 7 de dezembro de 2008 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com patrocínio da FIAT, atraindo mais de 70.000 visitantes. De 27 de janeiro a 8 de março de 2009, a exposição foi apresentada na Caixa Cultural Salvador/BA. E em setembro de 2009 irá para Brasília, novamente com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Nessa exposição, que tem a curadoria do Professor Rafael Cardoso, são apresentados os principais projetos de Visconti relacionados às artes gráficas e à arte aplicada à indústria, que o consagraram como um pioneiro do design em nosso País. E, comemorando o centenário das decorações do pano de boca, do teto sobre a platéia e do friso sobre o proscênio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, podem ser vistos também os estudos que o artista realizou para essas decorações.

:: O Projeto Eliseu Visconti solicita a todos que lerem esta coluna e que tiverem alguma informação sobre o paradeiro de obras e documentos de Eliseu Visconti, que entrem em contato pelo e-mail contato@eliseuvisconti.com.br para sua inclusão no catálogo “raisonné” do artista, em desenvolvimento pelo Projeto.

:: Foi constituída, em 16 de julho de 2008, a Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, que tem como principal objetivo avaliar a autenticidade das obras do artista para sua posterior catalogação. A Comissão é formada pelas historiadoras de arte Christina Gabaglia Penna, Mirian Nogueira Seraphim e Ana Maria Tavares Cavalcanti e pelos restauradores Cláudio Valério Teixeira e Edson Motta Júnior. Somente a referida Comissão está credenciada a emitir pareceres e a fornecer certificados de autenticação das obras do artista. As solicitações podem ser encaminhadas ao endereço contato@eliseuvisconti.com.br.

Fonte: Com a autorização do Sr.Tobias Visconti, Diretor do Projeto Eliseu Visconti, toda a matéria acima foi uma reprodução de seu site: www.eliseuvisconti.com.br.

Não perca esta oportunidade, visite o Site, veja as magníficas pinturas deste renomado artista.
www.eliseuvisconti.com.br








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