IPÊ BRANCO
Tabebuia roseo alba


Em vários tons pelo Brasil à fora, o ipê-branco é nativo apenas na região central do país, podendo ainda se estender em partes dos estados de Minas Gerais, e Norte de São Paulo, eventualmente, além é claro dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, onde predomina de modo espontâneo.









Nome
N. Científico
Família
Nomes populares
Altura média
Folhas
Flores
Fruto
Sementes
Ipê branco
Tabebuia roseo alba
Bignoniaceae
Ipê branco
7 -16 metros
Compostas digitadas, 3 foliolos de 12 cm.
Brancas em cacho, muito vistosas.
Vagem de 18 cm, verde e lisa.
Aladas, pequenas (3 cm)..




Nome Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sand. Nomes Populares
Ipê-branco,
pau-d'arco,
ipê-do-cerrado

Sinonímia Botânica
Bignonia roeo-alba Ridl., Tecoma adontodiscus Bur. et K. Sch., Tabebuia odontodiscus (Bur. et K. Sch.) Tol., Tecoma piutinga Pilg., Tabebuia piutinga (Pilg.) Sand., Tecoma papyrophloios K. Sch., Tabebuia papyrophloios (K. Sch.) Melc., Handroanathus roseo-albus (Ridl.) Mattos

Características Morfológicas
Altura de 7-16 m, dotada de copa alongada. Tronco ereto, de 40-50 cm de diâmetro, com casca suberosa e superficialmente fissurada. Folhas compostas trifolioladas; folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm.

Ocorrência
Norte do estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, na floresta latifoliada semidecídua.





SOBRE A MADEIRA DO IPÊ BRANCO



MADEIRA
Moderadamente pesada, macia, superfície lustrosa, de ótima durabilidade em ambientes internos.

INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS
Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua. Ocorre tanto no interior da mata primária como nas formações secundárias.
É esparsamente encontrada também na caatinga do nordeste brasileiro. É particularmente freqüente nos terrenos cascalhentos das margens do pantanal mato-grossense.
Produz anualmente grande quantidade de sementes, facilmente disseminadas pelo vento.





FENOLOGIA
Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de outubro.

UTILIDADE
A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos. A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, o que já é amplamente utilizada; é particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao porte não muito grande. Em função de sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamentos nesse tipo de ambiente, destinados à recomposição da vegetação arbórea.

OBTENÇÃO DE SEMENTES
Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 71.000 sementes.

Fonte: http://www.riomudas.com.br/ipe_branco.htm




     Visite nosso site sem qualquer compromisso inicial !    
      MONTADA EM:
       10-ABR-08