Jardim Botânico do Rio de Janeiro
EXPOSIÇÃO ARTESOL

GUIAS, AGÊNCIAS, CONCIERGES

Exposição Artesol continua encantando o público no Museu do Meio Ambiente.

A exposição Criativos por Tradição traz telas bordadas, animais criados a partir de galhos retorcidos da caatinga, figuras humanas imaginadas pelos mestres da madeira e do barro, trançados com fibras da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica e dos Pampas, potes de cerâmica inspiradas na arte rupestre do país, gibões e sandálias de couro da cultura sertaneja. Até 31 de janeiro. Imperdível!

Também acontecem oficinas nos fins de semana durante o período da Exposição, permitindo um contato direto com técnicas artesanais através de atividades mediadas pelos próprios artesãos.

Neste domingo, 6 de janeiro, a artista Lena Martins vai apresentar para o público como se faz uma Boneca Abayomi.

Abayomi em Iorubá quer dizer encontro precioso: abay= encontro e omi=precioso e é o termo utilizado para denominar a bonecas negras feitas com nós em retalhos de tecido. Lena Martins encontrou nessa arte uma forma de comunicar expressões sociais e culturais constituintes de nossas raízes.

O entalhe em madeira é uma técnica utilizada por diversos artesãos e mestres brasileiros para dar forma ao imaginário e reproduzir imagens de santos, pessoas, bichos e abstrações do universo lúdico dos escultores.

A madeira é matéria-prima com forte presença no fazer artesanal. A partir do entalhe, os artesãos fabricam barcos, remos, bancos e utensílios de cozinha, como gamelas, colheres de pau e pilões. Por sua versatilidade, plasticidade e durabilidade, a madeira também é escolhida por muitos artistas populares, aqueles artesãos que, sem uma base de conhecimento formal, expressam com sensibilidade e humor sua experiência cotidiana e suas referências simbólicas, míticas e religiosas. Instrumentos como as violas e a rabeca são indispensáveis nas festas populares, onde a religiosidade se amalgama com o imaginário e a invenção. Representações de santos e de personagens como Padre Cícero e Lampião, ao lado de figuras humanas e representações de animais existentes ou imaginados, ganham vida nas mãos hábeis de quem conhece a madeira e sabe como trabalhá-la.

Serão duas turmas, uma das 9h às 12h e outra das 14h às 17h.

Atenção, vagas limitadas, 20 por turma. Inscreva-se no site

Fique atendo às datas das próximas oficinas, que vão acontecer até 27 de janeiro.

Venha visitar!

Local: Museu do Meio Ambiente
End: rua Jardim Botânico, 1008
Horário: segundas-feiras - das 12h às 18h | de terça a domingo - das 10h às 18h
Entrada gratuita




O Museu

Primeiro da América Latina dedicado integralmente à temática socioambiental, o Museu do Meio Ambiente é um espaço pioneiro de exposições, programas educativo e de debates voltados para a participação ativa e a construção conjunta de conhecimento da sociedade.

O Museu do Meio Ambiente é subordinado à Presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, autarquia pública federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e referência internacional na produção científica. Com um público de cerca de 600 mil visitantes por ano, o Jardim Botânico é dos espaços de lazer e cultura mais queridos dos cariocas. Inaugurado em julho de 2008, ano da comemoração do bicentenário do Jardim Botânico, o Museu do Meio Ambiente passou por uma reforma geral entre 2010 e 2012 e reabre em modernas instalações, aptas a receber exposições de alto nível e a oferecer excelentes condições para a visitação.

Missão

Promover a participação ativa e consciente da sociedade no debate das questões socioambientais através da construção conjunta de conhecimentos e do fortalecimento da cidadania.

Visão

Ser referência museológica nacional e internacional e de espaço de diálogo com a sociedade sobre problemas, soluções, oportunidades, desafios e estratégias para a sustentabilidade da vida e das atividades humanas.

Objetivos

Colaborar para a conservação da biodiversidade e a viabilização da sustentabilidade na relação entre as pessoas e o planeta a partir de exposições, atividades educativas e espaços de debate com abordagem transdisciplinar e participativa, acolhendo as diferenças e características culturais dos diversos públicos.