GUIAS, AGÊNCIAS, CONCIERGES


Envio em anexo o muito bom material “oficial” produzido pela Ordem de São Bento originalmente em 1991 e editado como folheto em 2012.
O autor é D. Matheus Ramalho Rocha, O.S.B.
A visita à Igreja do Mosteiro não é fácil se termos turistas muito exigentes já que são muitos anos de construção e enfeite da Igreja.
Este material ajuda muito a ter mais informação de detalhes que pouco se acham em outras pesquisas.
Destaco aqui duas curiosidades:

AS FIGURAS NAS PAREDES
“Nas paredes do corpo da Igreja se acham doze imagens simbólicas, de personagens ligados à Ordem de São Bento; representam quatro Papas, dois Arcebispos, dois Bispos, dois Imperadores e dois Reis.
Só a primeira figura, de cima, do lado direito de quem entra, próximo à capela falsa da Beata Ida, está identificada por um letreiro de alto relevo, que não se sabe se é original ou de época posterior à fabricação da imagem.

Está escrito: Papa Silvestre IV, o que é um evidente engano, pois este personagem foi um anti-papa do início de século XII e nunca foi beneditino. Deve ser Silvestre II (+ 1300), francês, inicialmente monge da Abadia beneditina de St. Géraud d´Aurillac, famoso por sua cultura em áreas como filosofia, geometria e astronomia”.

SÃO LOURENÇO
Curiosamente aqui não falam sobre a vida do Santo e sim a origem do Altar. Mas eu conto que São Lourenço foi mártir torturado na grelha, e por isso ele tem uma grelha na mão.
Também conto que é um time de Futebol Argentino, o time do Papa Francisco.




GERARDO MILLONE